Tema:

Autismo: estruturando o conhecimento na educação infantil

Serviço de Referência:

Educação

Apae Referência:

Pará de Minas

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OBJETIVO GERAL

Proporcionar condições adequadas para promover o bem estar da criança, seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual, moral e social, ampliação de suas experiências e estimular o interesse da criança pelo processo de conhecimento do ser humano, da natureza e da sociedade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Desenvolver habilidades adaptativas que proporcionem maior aprendizagem e desenvolvimento de suas potencialidades;
  • Descobrir e conhecer seu próprio corpo, desenvolvendo hábitos de cuidado;
  • Estabelecer interação com adultos e crianças, ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e contato interpessoal;
  • Observar e explorar o ambiente percebendo cada vez mais que suas ações tem um efeito sobre o ambiente e as pessoas;
  • Aprender a brincar com diversos brinquedos e materiais, ampliando seu repertório de interesse e utilizando os brinquedos funcional e simbolicamente;
  • Utilizar as diferentes formas de linguagem: verbal, gestual, corporal, ajustadas às diferentes situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido;
  • Conhecer algumas manifestações culturais, e ter oportunidade de participação.

PERFIL DO USUÁRIO ATENDIDO NO SERVIÇO

  • Crianças da educação infantil nas idades entre 3 a 6 anos com transtorno do espectro do autismo.

METODOLOGIA

  • São 11 alunos com autismo distribuídos em 03 turmas da educação infantil. Estas turmas funcionam na Escola Especial Dr. Lage da Apae de Pará de Minas. São duas turmas, no turno matutino e uma no vespertino. As duas turmas tem em média 4 alunos, com uma professora e monitora. O trabalho é desenvolvido com base no Programa TEACCH. As três turmas ocupam o espaço de 2 salas de aula que tem espaço físico, mobiliário, materiais e comunicação totalmente estruturado de acordo com o TEACCH.

RESULTADOS ALCANÇADOS COM OS USUÁRIOS DO SERVIÇO

Os alunos aprendem habilidades básicas nas áreas do comportamento, comunicação social necessárias ao seu desenvolvimento global e que são pré-requisitos para toda escolaridade futura. Como já é de conhecimento, do nascimento até os cinco anos de idade é considerada a melhor fase de aprendizagem e desenvolvimento da criança. As crianças com TEA (transtorno do espectro do autismo) apresentam déficits significativos em várias áreas do desenvolvimento que causam enormes prejuízos, por isso quanto mais intensas forem as intervenções nesta faixa de idade, melhor chances de melhora estas crianças terão. Neste foco a escola especial também é considerada uma intervenção poderosa se tiver atendendo as necessidades de cada aluno. Após anos de experiência com os alunos com autismo na Apae de Pará de Minas, concluiu-se que os alunos que frequentam a escola especial mais jovens apresentam maiores ganhos em seu desenvolvimento e aumentam a possibilidade de serem incluídos futuramente na escola comum com mais garantia de sucesso. Esses ganhos são vistos na comunicação, socialização, diminuição dos comportamentos desadaptativos, aquisição de habilidades acadêmicas, organização diante dos estímulos, independência no uso do banheiro e de algumas outras atividades de vida diária (alimentação, vestuário). Com o apoio individualizado a criança é ensinada a brincar, interagir, imitar que são objetivos primordiais na educação infantil, mas que com a criança com autismo sabemos que precisa ser ensinado, não basta apenas estar numa escola junto a outras crianças.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

  • 3 professoras;
  • 3 monitoras;
  • 1 supervisora;
  • 1 pscicologa;
  • 1 fonoaudióloga;
  • 1 Terapeuta Ocupacional;
  • Apoio da assistente social, quando necessário.

CONVÊNIOS E PARCERIAS

Professoras cedidas pelo município, convênio com o SUS, parceria com creche vizinha. Os materiais são todos confeccionados pela equipe com uso de sucatas, doações ou compra, de acordo com necessidade dos alunos e planejamento pedagógico a seguir.

AGENDAMENTO PARA VISITA INSTITUCIONAL

Contato: UNIAPAE-MG – federacao@apaemg.org.br

Tel.: 31 – 3291-6558.

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