Tema:

A Organização do Percurso Escolar no Ensino Fundamental para Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla

Serviço de Referência:

Educação

Apae Referência:

Belo Horizonte

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque accumsan massa id velit posuere, nec tincidunt tellus sagittis. Aliquam erat volutpat. Donec tincidunt molestie aliquet. Etiam tempus dictum augue, vitae suscipit metus tempor ac. In rutrum, nulla non sollicitudin sollicitudin, neque urna faucibus dui, sit amet tincidunt felis ante sed sem. Aliquam consectetur feugiat elit non sodales. Donec ut elit a lorem sagittis aliquam. Aenean libero ligula, ornare a lectus ut, accumsan viverra ligula. Phasellus ultrices pharetra ligula, et pulvinar nunc fermentum sodales.

Aliquam mattis, neque non commodo tempor, nibh dolor venenatis erat, id ornare elit tellus ac tortor. Etiam orci ligula, lobortis eget pellentesque a, aliquam ullamcorper elit. Cras nisi ipsum, iaculis quis nulla a, venenatis vulputate sem. Suspendisse rhoncus felis quis lacus lacinia auctor at in urna. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Curabitur in sem posuere, finibus nisi posuere, mattis diam. In finibus ante a dui elementum, vel consectetur libero pharetra. Sed feugiat fringilla eros, vitae eleifend odio pulvinar laoreet. Aliquam leo nisl, varius in lorem sed, accumsan blandit nisi. Cras semper, felis non rutrum tempor, dui dui tempor est, vel pulvinar nulla velit vel urna.

Vestibulum in ex id urna volutpat vestibulum at a leo. Nam elementum vestibulum gravida. Nunc dapibus sem quis nibh luctus scelerisque. Sed sed finibus sapien. Quisque a scelerisque massa. Morbi mattis euismod egestas. Donec commodo vitae nisi vitae euismod. Mauris auctor sem vitae turpis accumsan tristique. Nam nec velit in ipsum blandit consequat. Sed bibendum at nulla vel pretium.

Vestibulum dapibus at arcu vel efficitur. Donec in semper est. Morbi consectetur justo id metus sagittis finibus. Fusce feugiat metus eu lobortis rutrum. Fusce in massa non justo dignissim ornare sodales a nisi. Suspendisse non ultrices lorem. Donec eget purus aliquam, semper risus in, ullamcorper augue. Quisque at tortor quis enim feugiat posuere a ut urna. Phasellus consectetur ipsum scelerisque nibh efficitur sollicitudin. Curabitur augue sem, varius ut sodales id, volutpat sed est. Ut non nisl nec sapien tempus pharetra at sit amet mi. Sed ut metus feugiat, eleifend risus pretium, eleifend eros. Ut sed ipsum elementum quam ornare commodo id vitae sem.

Suspendisse quam lorem, gravida non nunc vitae, facilisis tempus orci. Cras congue nibh in lorem mollis ultrices. Curabitur semper lorem suscipit, eleifend libero sed, bibendum elit. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Morbi tincidunt lorem sed vulputate pretium. Vivamus libero erat, elementum at lorem vitae, porttitor pharetra tellus. Nunc a enim odio. Quisque fermentum urna at aliquet semper. Quisque et mauris ipsum. In volutpat purus quis consectetur sagittis. Ut euismod felis enim. Aliquam erat volutpat. Proin pretium sollicitudin elementum. Ut ultrices libero dictum erat pellentesque molestie. Cras mattis erat at enim scelerisque, at mollis arcu sollicitudin.

OBJETIVO GERAL

Mostrar o processo de organização do serviço educacional da Escola Especial da Apae-BH, de maneira a possibilitar ao educando com deficiência intelectual e múltipla, o percurso escolar nos níveis de ensino, concluindo o ensino fundamental dentro da modalidade EJA-Anos Finais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar a organização documental da Escola e do aluno
  • A organização de ambientes práticos, para a construção de aprendizagens mais contextualizadas
  • Diminuição a defasagem idade/ano
  • Elaboração de ações pedagógicas para uma aprendizagem funcional, para a vida, do alunado com deficiência
  • Desenvolvimento de processos educativos que compreenda o desenvolvimento de habilidades sociais, comportamentais, motoras, comunicacionais e intelectuais, a fim de ampliar e atender a necessidade educacional do aluno (a) com deficiência intelectual.
  • Organização dos processos de conclusão dos anos finais.

PERFIL DO USUÁRIO ATENDIDO NO SERVIÇO

Pessoas com deficiência intelectual e múltipla, em idade escolar, a partir dos 06 anos ( para ingresso nos anos iniciais do Ensino Fundamental) e com idade igual ou superior a 15 anos (para ingresso na modalidade EJA Anos Iniciais ou anos finais) que se apresente com ensino fundamental anos iniciais, concluído ou incompleto.

METODOLOGIA

  • Aula expositiva
  • Apresentação em power-point
  • Observação em sala de aula, pelos participantes.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • 1. Organização Escolar
  • 2. Avaliação Multidimensional e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)
  • 3. Processo de Enturmação
  • 4. Proposta Pedagógica
  • 5. Matrizes Pedagógicas dos Anos Iniciais e da EJA Anos Finais
  • 6. Ações Pedagógicas nos Anos Inicias e na EJA Anos Finais
  • 7. Recursos de Avaliação
  • 8. Progressão do alunado

RESULTADOS ALCANÇADOS COM OS SERVIÇOS

  • 1. Melhora significativa nas habilidades sociais, intelectuais, comportamental, motora e comunicativa
  • 2. Melhora na funcionalidade
  • 3. Diminuição de comportamentos inadaptativos
  • 4. Melhor interação com os ambientes e em grupo
  • 5. Melhor compreensão e aceitação das propostas pedagógicas
  • 6. Construção de tecnologias assistivas facilitadoras

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

  • 01 Gerente
  • 01 Vice-Direção
  • 02 Supervisores
  • 06 Profissionais da área da saúde
  • 01 Assistente Social

CONVÊNIOS E PARCERIAS

  • Professores (cedidos pelo Estado através de Convênio com a Feapaes-MG)
  • Recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

AGENDAMENTO PARA VISITA INSTITUCIONAL

Horário: 9h às 11h (aula expositiva) – 13h30 às 14h30 (observação em sala de aula)

Número de pessoas: mínimo 02 máximo: 04

Contato: UNIAPAE-MG – federacao@apaemg.org.br

Tel.: 31 – 3291-6558.

Compartilhe:

Envelope de Carta RECEBA NOVIDADES
Cadastre seu e-mail.