Período de oferta do curso:

De 25/09/2017 a 15/12/2017.
As inscrições estarão abertas a partir de 01/09/2017.

Número de Vagas:

Serão oferecidas 300 vagas, podendo o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG ampliar esse número, se houver uma demanda superlativa. Observação: o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG se reserva o direito de somente oferecer o curso com, no mínimo, 200 alunos matriculados, sendo restituídos os valores pagos, caso a oferta do curso não for confirmada.

Carga horária:

O curso ficará em oferta por 12 (doze) semanas, equivalendo a uma carga horária de 150 horas.

Investimento do aluno:

R$ 490,00 à vista ou em 5x (sem juros) de R$ 98,00.

Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos de alunos. Entre em contato: (31) 3318 1011.

O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

Matrícula Isolada:

Serão aceitas matrículas por disciplina (s), podendo o interessado construir um percurso curricular de seu interesse. Clique aqui para saber mais.

Apresentação

“Deficiência Intelectual: concepção, avaliação e aprendizagem” é um curso de atualização, oferecido na modalidade a distância pelo Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG. Seu principal objetivo é formar profissionais da área da educação, da saúde e demais interessados, para atuar no processo educacional de pessoas com deficiência intelectual. Para tanto, o Conteúdo Programático é dividido em:

  • Concepção de Deficiência Intelectual;Práticas e Recursos Pedagógicos para Promover a Aprendizagem e o Desenvolvimento;
  • Práticas e Recursos Pedagógicos para Promover a Aprendizagem e o Desenvolvimento;
  • Currículo Funcional Natural e Desenvolvimento da Autonomia e da Independência da Pessoa com DI;O Uso de Tecnologias Assistivas no processo de Aprendizagem;
  • O Uso de Tecnologias Assistivas no processo de Aprendizagem;
  • Trabalho de conclusão.

Serão aceitas matrículas por disciplina (s), podendo o interessado construir um percurso curricular de seu interesse.

Metodologia

O curso é constituído por 4 disciplinas, sendo a última disciplina um Trabalho Final, que será escrito sob orientação.

Será ofertado integralmente em Ambiente Virtual de Aprendizagem interativo, acessado através da Internet, customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG. O material didático será constituído por: Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico, de autoria das professoras/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As interações individuais e coletivas, entre alunos e tutores e alunos entre si, se darão igualmente no próprio AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O curso será acompanhado por tutores, responsáveis pelo suporte à aprendizagem dos alunos.

Clique aqui para mais informações

Erenice Natália S. Carvalho: Psicóloga, fonoaudióloga, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Pesquisadora nas áreas de educação especial e inclusiva, com publicações na área e participação em cursos e conferências para formação de profissionais nesse campo. Exerceu docência nos cursos de graduação em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Administração, em instituições de ensino superior e em programas de pós-graduação, lato e stricto sensu em Psicologia. Professora e coordenadora da área de educação especial Da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, durante seis anos. Participou na formulação de políticas públicas nesse setor no DF e no Ministério da Educação. Consultora junto a entidades não-governamentais de atendimento a pessoas com deficiência. Integra o corpo de consultores da Universidade Coorporativa da Rede APAE, atuando como editora científica da Revista APAE Ciência.

Maryse Suplino: Doutora em Educação, Psicóloga, Professora, Doutora em Educação pela Universidade do Estado do RJ. Fundadora e diretora do Instituto Ann Sullivan. Tem experiência de cerca de vinte anos em investigação e no ensino na área do autismo e da deficiência intelectual, desenvolvendo consultorias, capacitações e apresentações, em diferentes partes do Brasil e no exterior. Autora de vários artigos e textos sobre deficiência intelectual e autismo, dentre os quais destacam-se os livros: Currículo Funcional Natural: Guia prático para a educação na área de autismo e deficiência intelectual. 3a. ed. Brasília: CORDE-, 2009; Vivências Inclusivas de alunos com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009; Guto, um menino com autismo. Rio de Janeiro: Diferenças, 2009 e Ensinando pessoas com autismo e deficiência intelectual, de 2011.

Márcia Denise Pletsch: Doutora em Educação, mestre em Educação e especialista em Altas Habilidades, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o grupo de pesquisa Observatório de Educação Especial e inclusão educacional: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (UFRRJ) e, por meio de convênio interinstitucional, entre a UFRRJ e a UERJ, lidera o grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais. Atualmente, coordena o Programa Observatório da Educação da CAPES, com projeto de pesquisa em rede na área de deficiência intelectual. Também coordena pesquisas financiadas pela FAPERJ, na área de deficiência múltipla. Autora do livro “Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual” e, em colaboração com Rosana Glat, do livro “Inclusão escolar de alunos com necessidades especiais”, com quem também organizou o livro Estratégias Educacionais Diferenciadas para Alunos com Necessidades Especiais. Autora de mais de vinte artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.

Leila Regina Nunes: Doutora em Educaçã, Professora Titular em Educação Especial do Programa de Pós Graduação em Educação e da Faculdade de Educação – Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Psicologia e Formação de Psicólogo, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1970); Mestre em Special Education, na George Peabody College, USA (1977) e Doutora (Ph D) em Special Education – Vanderbilt University (1985). Exerceu a docência na Universidade Federal de S. Carlos e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista do Programa Prociência da UERJ, de produtividade em pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ. Tem experiência em Educação e Psicologia, atuando em áreas como: desenvolvimento humano, linguagem e comunicação, interação social, comunicação alternativa, educação de pessoas com deficiência e metodologia experimental de pesquisa. Coordena o Laboratório de Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa, da Faculdade de Educação da UERJ. É sócia da International Society for Augmentative and Alternative Communication e sócia emérita da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Coordenou mais de 15 projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, CAPES, FAPESP e FAPERJ e orientou cerca de 50 teses e dissertações. É revisora de periódicos qualificados e autora de vários trabalhos científicos publicados em periódicos qualificados e em diversos livros. Foi organizadora dos seguintes livros: Pesquisa em Educação Especial na Pós-Graduação, Coletâneas da ANPEPP: Prevenção e Intervenção em Educação Especial, Favorecendo o desenvolvimento da comunicação em crianças e jovens com necessidades educacionais especiais, Um retrato da comunicação alternativa no Brasil: Relatos de pesquisas e experiências, Comunicar é Preciso: em busca das melhores práticas na educação do aluno com deficiência, Compartilhando experiências: Ampliando a comunicação alternativa, Ensaios sobre autismo e deficiência múltipla e Novas trilhas no modo de fazer pesquisa em Educação Especial.

Conteúdo programático

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

INSCRIÇÃO

Concepção de Deficiência Intelectual

30h

Prof. Dra. Erenice Natália S. Carvalho

Práticas e Recursos Pedagógicos para Promover a Aprendizagem e o Desenvolvimento

30h

Prof. Dra. Márcia Denise Pletsch

Currículo Funcional Natural e Desenvolvimento da Autonomia e da Independência da Pessoa com DI

20h

Prof. Dra. Maryse Suplino

O Uso de Tecnologias Assistivas no processo de Aprendizagem

30h

Prof. Dra. Leila Regina Nunes

Trabalho de conclusão

40h

Prof. Dra Márcia Denise Pletsch

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Na data de início do curso, todos os alunos com matrículas habilitadas recebem um e-mail com as informações e instruções de acesso ao ambiente, bem como o usuário e senha.

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