Período de oferta do curso:

De 16/05/2017 a 16/11/2017.

Número de Vagas:

Serão oferecidas 300 vagas, podendo a UNIAPAE-MG/Instituto de Ensino e Pesquisa, IEP Santa Casa e D&J ampliar o número de vagas, se houver uma demanda superlativa.

Carga horária:

O curso completo ficará disponível por um período de 25 (vinte e cinco) semanas, equivalendo a uma carga horária de 220 horas.

Investimento do aluno:

R$ 720,00 à vista ou em 9x (sem juros) de R$ 80,00.

Apresentação

“Paralisia Cerebral: Uma Abordagem Multidisciplinar” é um curso de aperfeiçoamento, oferecido na modalidade a distância pela UNIAPAE-MG/Instituto de Ensino e Pesquisa, em parceria com o Instituto de Ensino e Pesquisa Santa Casa BH e a D&J Tecnologia Social e Educacional. Seu principal objetivo é possibilitar aos profissionais que atuam no processo de reabilitação da criança e do jovem com sequelas de Paralisia Cerebral nas Apaes, em instituições afins e em unidades de saúde (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros interessados), conhecimentos teóricos e experiências inovadoras de intervenção prática nesses casos. Para tanto, serão revistos os conceitos e diagnósticos em Paralisia Cerebral, além de serem apresentadas possibilidades atuais de intervenção na Paralisia Cerebral e orientações sobre a importância da intervenção numa abordagem multidisciplinar.

Metodologia

O curso será ofertado em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para a UNIAPAE-MG/Instituto de Ensino e Pesquisa e acessado pela internet.

O material didático será constituído por: Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria do professor/conteudista; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As interações individuais e coletivas, entre alunos e tutores e alunos entre si, se darão igualmente no próprio AVA. O curso será acompanhado por tutores, responsáveis pelo suporte à aprendizagem dos alunos.

Clique aqui para saber mais informações.

Cristina Beatriz Monteiro Silveira: Psicanalista (UFMG), Psicopedagoga Clínica e Institucional (FEAD), Especialista em Neurociências (UFMG), Especialista em Neuropsicopedagogia (Censupeg), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFMG), Especialista em Arte-terapia, palestrante, educadora e consultora, autora de livros e artigos em educação e psicanálise.

Darci Fioravante Barbosa: Fisioterapeuta (FCMMG); atuou na Apae de Pará de Minas como Coordenadora do Serviço de Educação Precoce e como membro da equipe de avaliação multidimensional de deficiência intelectual ; na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como assessora técnica da Coordenadoria de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência; foi supervisora de conteúdo do curso de Deficiência Intelectual – Uma Abordagem Interdisciplinar, na modalidade EAD promovido pela UNIAPAE – MG/Insituto de Ensino e Pesquisa; atualmente, Superintendente da Apae de Belo Horizonte e consultora técnica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e Apae de Pará de Minas.

Gisleine Martin Philop: Terapeuta Ocupacional, Consultora Internacional em Tecnologia Assistiva; Especialista em Tratamento Neuroevolutivo Adulto e Bebês, Alfabetização Especial e Integração Sensorial; Prêmios XIX e XXI Concurso Nacional, Invento Brasileiro, SEDECTI, SP; Premio FINEP em Inovação em Tecnologia Assistiva 2012; Mestre em Engenharia Mecânica (FEM – UNICAMP).

Jacqueline Maria Resende Silveira Leite: Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Lavras (1997), mestrado (2001) e doutorado em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Foi professora no Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) e tutora a distância da Universidade Federal de Lavras no curso de pós-graduação. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, qualidade de vida, desenvolvimento humano, reabilitação e distúrbios do sono.

Juliana Gurgel: Médica (FCMMG), residência médica em pediatria (1994) e neurologia pediátrica (1996), doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado na Columbia University em Nova York (Laboratório Prof. DiMauro – 2005). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Pediatria e coordenadora do Setor de Neurologia Pediátrica e responsável pelos ambulatórios de Doenças Neuromusculares na Infância e de Doenças Neurogenéticas, do Hospital das Clinicas da UFMG. Em 2007, foi responsável pela implantação e credenciamento da residência de Neurologia Pediátrica no Hospital das Clínicas da UFMG, da qual é atualmente a coordenadora. Tem experiência nas áreas de Neurologia Pediátrica e Genética, desenvolvendo pesquisas com ênfase em neurogenética, doenças neuromusculares e mitocondriais.

Márcia Bastos Rezende: Terapeuta ocupacional (FCMMG, 1981), especialista em neurobiologia e neurologia da infância e adolescência (UFMG, 1985), especialista em metodologia do ensino superior (IEMG, 1988), mestre (UFMG, 1991) e doutora (UFMG, 1999) em fisiologia. Docente na UFMG no curso de terapia ocupacional entre 1985 e 2014. Orientadora de estudantes na graduação em programas de monitoria, extensão, pesquisa, na pós-graduação latu sensu e co-orientadora na pós-graduação strictu sensu. Criadora e tutora do Programa de Educação Tutorial de Terapia Ocupacional, único no Brasil, programa apoiado pelo MEC/CAPES. Publicação de artigos em diversas revistas nacionais e internacionais, coautoria de livro e autoria de capítulos de livros.

Nivânia Melo Reis: Graduada em Terapia Ocupacional, Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial, pela UFMG. Professora assistente IV da PUC Minas e Coordenadora das Ações Inclusivas, no Departamento de Educação e Coordenadora de Tecnologia Assistiva, no Departamento de Engenharia de Controle e Automação da PUC Minas. Consultora em acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva, na Lumen Equipamentos Terapêuticos.

Sandra Cristina Pizzocaro Volpi: Terapeuta Ocupacional (PUC-Campinas) e Mestre (UNESP-Botucatu) em desenvolvimento de prematuro/Obstetrícia e Pediatria. Foi supervisora da Seção Técnica de Reabilitação (UNESP-Hospital das Clinicas), e Terapeuta Ocupacional sócia proprietária Clínica Somatus. Tem Especialização em reabilitação física, com ênfase em Terapia Ocupacional e Fisioterapia, atuando principalmente no seguinte tema: Sensório Motor (Conceito Bobath), Prematuridade, Integração sensorial, Kinesiotaping, Dynamic tapping, Osteopatia Craniosacral, confecção e instrução de órteses de Membros Superiores e adaptações em AVDs. Formação no Conceito Pediasuit na Flórida – USA, no Brasil – SP./ São Paulo For Kids/ Certificação Internacional de Integração Sensorial Clinica Ludens Campinas. Instrutora Internacional do Pediasuit, ministra cursos relacionados à Integração Sensório Motora no conceito Sensório Motor.

Valéria Cury: Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), Instrutora do Método TheraSuit, Formação no Conceito Neuroevolutivo-Bobath, Reeducação Postural Global, Método Pilates, Método TheraSuit e Eletroestimulação Neurofuncional. Instrutora Certificada do Método TheraSuit pelo TheraSuit LLC (EUA), do curso Pilates Adaptado em Neuroreabilitação e autora do livro Reabilitação em Paralisia Cerebral. Experiência clínica desde 1992 em Neuroreabilitação, desde 1995 como consultora técnica na confecção de órteses para membros inferiores e tronco e desde 2006, na implementação dos princípios e recursos do método Pilates em crianças, adolescentes e adultos com disfunções neuromotoras.

Karina Lopes: Fonoaudióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), responsável em ProAtiva Habilitação Integrada e Preceptora do Programa de Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Neurofuncional na Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Formação em Sistema de Comunicação por Troca de Figuras PECS (Pyramid Educational Consultants), EletroFonoTerapia e Bandagem Elástica Funcional (CPÓS), Capacitação LIVOX e VOX4All. Experiência clínica em Neuroreabilitação desde 2010.

Lídia Arthuso: Fonoaudióloga formada e pós graduanda em Motricidade Orofacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Fonoaudióloga em ProAtiva Habilitação Integrada com experiência em Neuroreabilitação desde 2010. Formação em Gerenciamento das Disfagias Orofaríngeas, Bandagem Terapêutica Elástica Funcional e Sistema de Comunicação por Troca de Figuras PECS (Pyramid Educational Consultants).

Conteúdo programático

MÓDULOS

Disciplinas/Unidades

Carga Horária

PROFESSOR

Módulo I: Geral

Disciplina 1: Concepção, Classificação e Diagnóstico Diferencial da Paralisia Cerebral.

40h

Juliana Gurgel

Disciplina 2: O Cérebro e a Aprendizagem da Pessoa com Paralisia Cerebral

20h

Cristina Beatriz Monteiro Silveira

Disciplina 3: A Importância da Família no Processo de Reabilitação da Criança com Paralisia Cerebral

20h

Jacqueline Maria Resende Silveira Leite

TOTAL

80h

Módulo II: Específico

Disciplina 1: Abordagens de intervenção multidisciplinar: protocolos de avaliação e de monitoramento

20h

Unidade 1.1: Fisioterapia;

20h

Valéria Cury

Unidade 1.2. Fonoaudiologia;

20h

Karina Lopes

Lídia Arthuso

Unidade 1.3: Terapia Ocupacional;

20h

Márcia Bastos Rezende

Unidade 1.4: Psicopedagogia

20h

Cristina Beatriz Monteiro Silveira

Disciplina 2: Integração Sensorial da Criança com Paralisia Cerebral

20h

Sandra Cristina Pizzocaro Volpi

Disciplina 3: Tecnologia Assistiva disponível na intervenção em Paralisia Cerebral

20h

Gisleine Martin Philop

TOTAL

120h

Trabalho Final

Estudo de Caso

20h

Nivânia Melo Reis

Darci Fioravante Barbosa

Total Geral

220h

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Na data de início do curso, todos os alunos com matrículas habilitadas recebem um e-mail com as informações e instruções de acesso ao ambiente, bem como o usuário e senha.

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