Project Description

  PERÍODO DE INSCRIÇÃO

Curso de Aperfeiçoamento em Paralisia Cerebral: uma abordagem multidisciplinar permanecerá em oferta contínua, podendo o (a) interessado (a) matricular-se a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO

  NÚMERO DE VAGAS

Vagas ilimitadas.

  CARGA HORÁRIA

O curso completo ficará disponível, para cada aluno(a), por um período de 220 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 220 horas.

  INVESTIMENTO

R$ 768,00 à vista ou em 8x (sem juros) de R$ 96,00.

Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail: [email protected]
O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

APRESENTAÇÃO

Paralisia Cerebral: Uma Abordagem Multidisciplinar é um curso de aperfeiçoamento, oferecido na modalidade a distância pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IPE-MG), em parceria com a D&J Tecnologia Social e Educacional. Seu principal objetivo é possibilitar aos profissionais que atuam no processo de reabilitação da criança e do jovem com sequelas de Paralisia Cerebral, nas Apaes, em instituições afins e em unidades de saúde (fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros e outros interessados), conhecimentos teóricos e experiências inovadoras de intervenção prática nesses casos. Para tanto, serão revistos os conceitos e os diagnósticos em Paralisia Cerebral, sendo apresentadas possibilidades atuais de intervenção nessa área, além de orientações sobre a importância da intervenção numa abordagem multidisciplinar.

METODOLOGIA

O curso será ofertado na modalidade autoinstrucional, podendo cada aluno (a) seguir seu próprio ritmo de estudos, dentro do prazo máximo de disponibilização individual de 220 dias, a partir da formalização da matrícula. Todo o curso ocorrerá no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG) e acessado pela internet.

O material didático será constituído por uma Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico de autoria de professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As dúvidas e questões dos alunos (as) serão respondidas pelo Suporte de Conteúdo. As questões relativas ao uso do AVA serão resolvidas diretamente pelo Suporte Tecnológico.

AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

O (A) aluno (a) estudará o conteúdo de cada curso (ou disciplina) e, considerando-se apto (a), se submeterá, no AVA, a uma Avaliação Final de Aprendizagem, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, no valor de 100 pontos. O (A) aluno (a) terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, devendo retomar o estudo do conteúdo antes de nova tentativa, para obter melhor resultado. Em qualquer hipótese, prevalece a nota mais alta obtida.

Para ser considerado aprovado, com direito a um Certificado de Aperfeiçoamento, emitido pelo IEP-MG, o (a) aluno (a) deverá obter, no mínimo, 60% dos pontos distribuídos em cada curso, inclusive no Trabalho Final.

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

Cristina Beatriz Monteiro Silveira
Psicanalista (UFMG), Psicopedagoga Clínica e Institucional (FEAD), Especialista em Neurociências (UFMG), Especialista em Neuropsicopedagogia (Censupeg), Especialista em Psicologia do Trabalho (UFMG), Especialista em Arte-terapia, palestrante, educadora e consultora, autora de livros e artigos em educação e psicanálise.

Darci Fioravante Barbosa (In memoriam)

Fisioterapeuta (FCMMG); atuou na Apae de Pará de Minas como Coordenadora do Serviço de Educação Precoce e como membro da equipe de avaliação multidimensional de deficiência intelectual; na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como assessora técnica da Coordenadoria de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência; foi supervisora de conteúdo do curso de Deficiência Intelectual – Uma Abordagem Interdisciplinar, na modalidade EAD promovido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa IEP-MG; nos últimos anos, atuava como Superintendente da Apae de Belo Horizonte e consultora técnica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e Apae de Pará de Minas.

Gisleine Martin Philop
Terapeuta Ocupacional, Consultora Internacional em Tecnologia Assistiva; Especialista em Tratamento Neuroevolutivo Adulto e Bebês, Alfabetização Especial e Integração Sensorial; Prêmios XIX e XXI Concurso Nacional, Invento Brasileiro, SEDECTI, SP; Premio FINEP em Inovação em Tecnologia Assistiva 2012; Mestre em Engenharia Mecânica (FEM – UNICAMP).

Jacqueline Maria Resende Silveira Leite
Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Lavras (1997), mestrado (2001) e doutorado em Medicina Interna e Terapêutica pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Foi professora no Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS) e tutora a distância da Universidade Federal de Lavras no curso de pós-graduação. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, qualidade de vida, desenvolvimento humano, reabilitação e distúrbios do sono.

Juliana Gurgel
Médica (FCMMG), residência médica em pediatria (1994) e neurologia pediátrica (1996), doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado na Columbia University em Nova York (Laboratório Prof. DiMauro – 2005). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Pediatria e coordenadora do Setor de Neurologia Pediátrica e responsável pelos ambulatórios de Doenças Neuromusculares na Infância e de Doenças Neurogenéticas, do Hospital das Clinicas da UFMG. Em 2007, foi responsável pela implantação e credenciamento da residência de Neurologia Pediátrica no Hospital das Clínicas da UFMG, da qual é atualmente a coordenadora. Tem experiência nas áreas de Neurologia Pediátrica e Genética, desenvolvendo pesquisas com ênfase em neurogenética, doenças neuromusculares e mitocondriais.

Márcia Bastos Rezende
Terapeuta ocupacional (FCMMG, 1981), especialista em neurobiologia e neurologia da infância e adolescência (UFMG, 1985), especialista em metodologia do ensino superior (IEMG, 1988), mestre (UFMG, 1991) e doutora (UFMG, 1999) em fisiologia. Docente na UFMG no curso de terapia ocupacional entre 1985 e 2014. Orientadora de estudantes na graduação em programas de monitoria, extensão, pesquisa, na pós-graduação latu sensu e co-orientadora na pós-graduação strictu sensu. Criadora e tutora do Programa de Educação Tutorial de Terapia Ocupacional, único no Brasil, programa apoiado pelo MEC/CAPES. Publicação de artigos em diversas revistas nacionais e internacionais, coautoria de livro e autoria de capítulos de livros.

Nivânia Melo Reis
Graduada em Terapia Ocupacional, Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial, pela UFMG. Professora assistente IV da PUC Minas e Coordenadora das Ações Inclusivas, no Departamento de Educação e Coordenadora de Tecnologia Assistiva, no Departamento de Engenharia de Controle e Automação da PUC Minas. Consultora em acessibilidade, inclusão e tecnologia assistiva, na Lumen Equipamentos Terapêuticos.

Sandra Cristina Pizzocaro Volpi
Terapeuta Ocupacional (PUC-Campinas) e Mestre (UNESP-Botucatu) em desenvolvimento de prematuro/Obstetrícia e Pediatria. Foi supervisora da Seção Técnica de Reabilitação (UNESP-Hospital das Clinicas), e Terapeuta Ocupacional sócia proprietária Clínica Somatus. Tem Especialização em reabilitação física, com ênfase em Terapia Ocupacional e Fisioterapia, atuando principalmente no seguinte tema: Sensório Motor (Conceito Bobath), Prematuridade, Integração sensorial, Kinesiotaping, Dynamic tapping, Osteopatia Craniosacral, confecção e instrução de órteses de Membros Superiores e adaptações em AVDs. Formação no Conceito Pediasuit na Flórida – USA, no Brasil – SP./ São Paulo For Kids/ Certificação Internacional de Integração Sensorial Clinica Ludens Campinas. Instrutora Internacional do Pediasuit, ministra cursos relacionados à Integração Sensório Motora no conceito Sensório Motor.

Valéria Cury
Fisioterapeuta, Mestre em Ciências da Reabilitação (UFMG), Instrutora do Método TheraSuit, Formação no Conceito Neuroevolutivo-Bobath, Reeducação Postural Global, Método Pilates, Método TheraSuit e Eletroestimulação Neurofuncional. Instrutora Certificada do Método TheraSuit pelo TheraSuit LLC (EUA), do curso Pilates Adaptado em Neuroreabilitação e autora do livro Reabilitação em Paralisia Cerebral. Experiência clínica desde 1992 em Neuroreabilitação, desde 1995 como consultora técnica na confecção de órteses para membros inferiores e tronco e desde 2006, na implementação dos princípios e recursos do método Pilates em crianças, adolescentes e adultos com disfunções neuromotoras.

Karina Lopes
Fonoaudióloga formada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), responsável em ProAtiva Habilitação Integrada e Preceptora do Programa de Aperfeiçoamento em Fonoaudiologia Neurofuncional na Associação Mineira de Reabilitação (AMR). Formação em Sistema de Comunicação por Troca de Figuras PECS (Pyramid Educational Consultants), EletroFonoTerapia e Bandagem Elástica Funcional (CPÓS), Capacitação LIVOX e VOX4All. Experiência clínica em Neuroreabilitação desde 2010.

Lídia Arthuso
Fonoaudióloga formada e pós graduanda em Motricidade Orofacial pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Fonoaudióloga em ProAtiva Habilitação Integrada com experiência em Neuroreabilitação desde 2010. Formação em Gerenciamento das Disfagias Orofaríngeas, Bandagem Terapêutica Elástica Funcional e Sistema de Comunicação por Troca de Figuras PECS (Pyramid Educational Consultants).

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

MÓDULO I: GERAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR
Disciplina 1: Concepção, Classificação e Diagnóstico Diferencial da Paralisia Cerebral. 40h Juliana Gurgel
Disciplina 2: Aprendizagem da Pessoa com Paralisia Cerebral: O Cérebro e a Neuroplasticidade 20h Cristina Beatriz Monteiro Silveira
Disciplina 3: A Importância da Família no Processo de Reabilitação da Criança com Paralisia Cerebral 20h Jacqueline Maria Resende Silveira Leite
TOTAL 80h

MÓDULO II: ESPECÍFICO

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR
Disciplina 1: Abordagens de intervenção multidisciplinar: protocolos de avaliação e de monitoramento
Unidade 1.1: Abordagem Fisioterápica de Avaliação, de Intervenção e de Monitoramento da Pessoa com PC 20h Valéria Cury
Unidade 1.2. Abordagem Fonoaudiológica de Avaliação, de Intervenção e de Monitoramento da Pessoa com PC 20h Karina Lopes e Lídia Arthuso
Unidade 1.3: Abordagem de Terapia Ocupacional de Avaliação, de Intervenção e de Monitoramento da Pessoa com PC 20h Márcia Bastos Rezende
Unidade 1.4: Abordagem Psicopedagógica de Avaliação, de Intervenção e de Monitoramento da Pessoa com PC 20h Cristina Beatriz Monteiro Silveira
Disciplina 2: Introdução à Integração Sensorial da Criança com Paralisia Cerebral 20h Sandra Cristina Pizzocaro Volpi
Disciplina 3: Tecnologia Assistiva para Pessoa com Paralisia Cerebral 20h Gisleine Martin Philop
TOTAL 120h

TRABALHO FINAL

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA PROFESSOR
Estudo de Caso 20h Darci Fioravante Barbosa

Nivânia Melo Reis

TOTAL GERAL 220h

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Confirmada a matrícula, o (a) aluno (a) receberá um e-mail com as informações e instruções para acesso ao curso, assim como o usuário e senha.