Período de oferta do curso:

De 25/09/2017 a 15/12/2017

As inscrições estarão abertas a partir de 01/09/2017.

Número de Vagas:

Serão oferecidas 300 vagas, podendo o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG ampliar o número de vagas, se houver uma demanda superlativa. Observação: o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG se reserva o direito de somente oferecer esse curso com, no mínimo, 200 alunos matriculados, sendo restituídos os valores pagos, caso a oferta do curso não for confirmada.

Carga horária:

O curso ficará em oferta por 12 semanas, equivalendo a uma carga horária de 150 horas.

Investimento do aluno:

R$ 490,00 à vista ou em 5x (sem juros) de R$ 98,00.

Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos de alunos. Entre em contato: (31) 3318 1011.

O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.

Matrícula Isolada:

Serão aceitas matrículas por disciplina (s), podendo o interessado construir um percurso curricular de seu interesse. Clique aqui para saber mais.

Apresentação

“Tecnologia Assistiva: Favorecendo a Aprendizagem e a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência” é um curso de atualização, oferecido na modalidade a distância pelo Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG. Seu principal objetivo é possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer e refletir a respeito da contribuição da Tecnologia Assistiva para o desenvolvimento humano da pessoa com deficiência, em especial no processo de aprendizagem, nas atividades de vida diária, nas atividades ocupacionais e na inserção social. Para tanto, o Conteúdo Programático é dividido em:

  • Recursos tecnológicos de apoio à pessoa com deficiência;O uso da Tecnologia Assistiva na educação da pessoa com deficiência;
  • O uso da Tecnologia Assistiva na educação da pessoa com deficiência;
  • A construção de textos adaptados com símbolos; atividades para a comunicação e recursos interativos, para a aprendizagem da pessoa com deficiência;Trabalho Final: Estudo de Caso de uso de TA.
  • Trabalho Final: Estudo de Caso de uso de TA.

Serão aceitas matrículas por disciplina (s), podendo o interessado construir um percurso curricular de seu interesse.

Metodologia

O curso é constituído por 4 disciplinas, sendo a última disciplina um Trabalho Final, que será escrito sob orientação.

Será ofertado integralmente em Ambiente Virtual de Aprendizagem interativo, acessado através da Internet, customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-MG. O material didático será constituído por: Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de páginas web construídas com base no Texto Básico, de autoria dos professores/conteudistas; vídeos ilustrativos, imagens, fotos, ilustrações, animações e outros objetos de aprendizagem.

As interações individuais e coletivas, entre alunos e tutores e alunos entre si, se darão igualmente no próprio AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem.

O curso será acompanhado por tutores, responsáveis pelo suporte à aprendizagem dos alunos.

Clique aqui para mais informações.

Marcelo Duduchi: Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo, CEETEPS (1989), especialização em Automação Industrial pela Escola de Engenharia Industrial (1993), mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor pleno da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) e nos programas de Mestrado do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS) além de atuar em outros cursos de graduação e pós-graduação na USJT, FIAP, IPOG e INPG. É sócio diretor da empresa Q.S. Serviços de Informática e Educação Ltda. desde 1989. Tem experiência na área de Computação, Neurociências e Psicologia onde pesquisa a construção, interfaces e o desenvolvimento de sistemas computacionais para educação, reeducação, avaliação e comunicação alternativa de pessoas com deficiências além de outros estudos em Ciência Cognitiva, possuindo mais de 200 publicações científicas na área. Atua desde 2001 na docência em ensino superior e pós-graduação em computação, em instituições de ensino públicas e privadas. É membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) onde atualmente é o Diretor de Secretarias Regionais.

Patrícia Corrêa: Diretora executiva da empresa portuguesa de desenvolvimento de software IMAGINA. É responsável para implementação de projetos de tecnologia e inclusão para a comunicação e aprendizagem junto a Secretarias Municipais de Educação, APAEs e outras instituições similares no Brasil. Com mais de 10 anos de experiência, é formadora especialista de cursos presenciais e à distância nas áreas de tecnologias educacionais, Tecnologia Assistiva, comunicação alternativa e estratégias de aprendizagem. Tem participado como palestrante em diversos eventos e congressos apresentando casos de sucesso, exemplos de projetos e testemunhos na utilização de software para tablet e computador, bem como a pesquisa científica de base inerente a todo o desenvolvimento de software educacional inclusivo.

Conteúdo programático

MÓDULO I

DISCIPLINA

CARGA HORÁRIA

CRÉDITOS

INSCRIÇÃO

Recursos tecnológicos de apoio à pessoa com deficiência

40h

Prof. Dr. Marcelo Duduchi

O uso da Tecnologia Assistiva na educação da pessoa com deficiência

40h

Prof. Dr. Marcelo Duduchi

A construção de textos adaptados com símbolos; atividades para a comunicação e recursos interativos, para a aprendizagem da pessoa com deficiência

40h

Prof. Patrícia Corrêa

Trabalho Final: Estudo de Caso de uso de TA

30h

Prof. Dr. Marcelo Duduchi

1. Inscrição

Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.

É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.

2. Forma de Pagamento

Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.

Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.

3. Pagamento em Análise

O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.

4. Pagamento Aprovado

Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.

5. Acesso ao Curso

Na data de início do curso, todos os alunos com matrículas habilitadas recebem um e-mail com as informações e instruções de acesso ao ambiente, bem como o usuário e senha.

Outros Cursos:
Envelope de Carta RECEBA NOVIDADES
Cadastre seu e-mail.