Tema:

Programa de Educação Estruturada Destinado às Pessoas com Deficiência Intelectual Grave e Autistas

Serviço de Referência:

Educação

Apae Referência:

Tupaciguara

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Pellentesque accumsan massa id velit posuere, nec tincidunt tellus sagittis. Aliquam erat volutpat. Donec tincidunt molestie aliquet. Etiam tempus dictum augue, vitae suscipit metus tempor ac. In rutrum, nulla non sollicitudin sollicitudin, neque urna faucibus dui, sit amet tincidunt felis ante sed sem. Aliquam consectetur feugiat elit non sodales. Donec ut elit a lorem sagittis aliquam. Aenean libero ligula, ornare a lectus ut, accumsan viverra ligula. Phasellus ultrices pharetra ligula, et pulvinar nunc fermentum sodales.

Aliquam mattis, neque non commodo tempor, nibh dolor venenatis erat, id ornare elit tellus ac tortor. Etiam orci ligula, lobortis eget pellentesque a, aliquam ullamcorper elit. Cras nisi ipsum, iaculis quis nulla a, venenatis vulputate sem. Suspendisse rhoncus felis quis lacus lacinia auctor at in urna. Orci varius natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Curabitur in sem posuere, finibus nisi posuere, mattis diam. In finibus ante a dui elementum, vel consectetur libero pharetra. Sed feugiat fringilla eros, vitae eleifend odio pulvinar laoreet. Aliquam leo nisl, varius in lorem sed, accumsan blandit nisi. Cras semper, felis non rutrum tempor, dui dui tempor est, vel pulvinar nulla velit vel urna.

Vestibulum in ex id urna volutpat vestibulum at a leo. Nam elementum vestibulum gravida. Nunc dapibus sem quis nibh luctus scelerisque. Sed sed finibus sapien. Quisque a scelerisque massa. Morbi mattis euismod egestas. Donec commodo vitae nisi vitae euismod. Mauris auctor sem vitae turpis accumsan tristique. Nam nec velit in ipsum blandit consequat. Sed bibendum at nulla vel pretium.

Vestibulum dapibus at arcu vel efficitur. Donec in semper est. Morbi consectetur justo id metus sagittis finibus. Fusce feugiat metus eu lobortis rutrum. Fusce in massa non justo dignissim ornare sodales a nisi. Suspendisse non ultrices lorem. Donec eget purus aliquam, semper risus in, ullamcorper augue. Quisque at tortor quis enim feugiat posuere a ut urna. Phasellus consectetur ipsum scelerisque nibh efficitur sollicitudin. Curabitur augue sem, varius ut sodales id, volutpat sed est. Ut non nisl nec sapien tempus pharetra at sit amet mi. Sed ut metus feugiat, eleifend risus pretium, eleifend eros. Ut sed ipsum elementum quam ornare commodo id vitae sem.

Suspendisse quam lorem, gravida non nunc vitae, facilisis tempus orci. Cras congue nibh in lorem mollis ultrices. Curabitur semper lorem suscipit, eleifend libero sed, bibendum elit. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Morbi tincidunt lorem sed vulputate pretium. Vivamus libero erat, elementum at lorem vitae, porttitor pharetra tellus. Nunc a enim odio. Quisque fermentum urna at aliquet semper. Quisque et mauris ipsum. In volutpat purus quis consectetur sagittis. Ut euismod felis enim. Aliquam erat volutpat. Proin pretium sollicitudin elementum. Ut ultrices libero dictum erat pellentesque molestie. Cras mattis erat at enim scelerisque, at mollis arcu sollicitudin.

EMENTA

Adota pesquisa e estudos voltados ao processo de organização funcional embasados no método TEACCH, com vistas à humanização do processo, que busca formas alternativas e práticas favoráveis ao desenvolvimento da independência e de uma melhor qualidade de vida dos usuários e seus familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Oportunizar ao aluno maior grau de independência em suas atividades de vida diária em seu ambiente social e escolar;
  • Utilizar das várias estratégias de comunicação seja ela verbal, gestual, ou visual (por meio de referências concretas e/ou figuras);
  • Desenvolver sempre uma rotina clara e previsível que proporcione segurança em sua apresentação para que o aluno possa realizá-la com confiança;
  • Estabelecer uma seqüência nas atividades envolvendo início, meio e fim;
  • Trabalhar as funções cognitivas (atenção, concentração, memorização, tolerância, regras e limites) utilizando de todas as atividades realizadas na programação diária.
  • Proporcionar ao aluno condições para que ele possa desenvolver habilidades sociais.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  • As atividades propostas aos alunos são baseadas em seu planejamento individual, que é previamente discutido pela equipe multidisciplinar que atende o aluno. São verificadas as potencialidades dos mesmos dentro das dimensões de trabalho e lançadas às tarefas objetivando minimizar as dificuldades e oferecendo os apoios necessários.
  • Para tanto, nossa estrutura física é baseada nos preceitos do Método TEACCH. As atividades são apresentadas através de suas próprias agendas de trabalho e referências (concretas e/ou imagens) que indicam sua rotina de tarefas de forma clara e previsível, ensinadas na mesa do professor, reforçadas quando aprendidas na mesa independente e em outros espaços como mesa de grupo, canto do lazer e outros locais da escola. As atividades pedagógicas e funcionais são apresentadas de forma organizada, permitindo que o aluno compreenda a proposta e a execute da forma mais independente possível sendo elas de:
  • autocuidado e independência
  • mobilidade
  • ajustamento sócio – emocional
  • habilidades básicas de português e comunicação
  • habilidades básicas – matemática
  • habilidades específicas (manuseio dos materiais de trabalho)

PERFIL DO PÚBLICO ATENDIDO

São atendidos aproximadamente 40 usuários com deficiência intelectual grave e espectro autista com episódios de auto e hétero agressão e comportamentos inadequados (ingestão de objetos variados, estereotipias acentuadas, fixação em objetos, entre outros).

EQUIPE DE REFERÊNCIA

  • Sibele Marcia Gonçalves – Coordenadora pedagógica
  • Talita Silva Gonçalves – Coordenadora do Programa
  • Aliciane Alves Ferreira Machado – Psicóloga
  • Léia Mara Rodrigues Araújo – Serviço Social

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR

Os profissionais, em suas respectivas áreas, atuam através de atendimentos semanais, em grupo ou individuais, de forma a integrar as áreas de conhecimentos em prol do desenvolvimento da pessoa com deficiência. São elas:

Ione Rossi Ribeiro – Artes Plásticas

Veridiane Dias Parreira Batista – Educadora Física

Edivânia Caetano Rutrowski – Técnica em Enfermagem

Luciana Barbosa Martins e Viviane Luisa Ribeiro Machado – Fisioterapeutas

Éder do Couto Ribeiro – Fonoaudiólogo

Vilma Maria Vasconcelos R. Fonseca – Fonoaudióloga

Maria Clara Siqueira Campos – Psicóloga

Cínthia Rocha Barbosa- Nutricionista

Luiz Humberto Carrijo – Médico Neurologista

Dr. Agnaldo Betucci – Médico Psiquiatra

Dr. José Marcos do Couto Santos – Pediatria

Dr. Oscar Luiz Feldner de Barros Cunha – Clínico Geral

Telma Lúcia da Silva – Assitente Social

VISITAS INSTITUCIONAIS

  • Destina-se a profissionais que atuam diretamente junto às pessoas com deficiência intelectual grave e espectros autistas visando compartilhar as experiências desse trabalho.
  • Visitas previamente agendadas e programadas (com uma semana de antecedência) para a última 4ª feira de cada mês.
  • Horário: 08:00 às 11:30 – 13:00 às 16:00 horas
  • Número de visitantes: máximo de 10 pessoas
  • Observações: as despesas ficarão por conta de cada APAE e pedimos que não haja atraso na visita para que não comprometa o trabalho.

AGENDAMENTO PARA VISITA INSTITUCIONAL

Contato: UNIAPAE-MG – federacao@apaemg.org.br

Tel.: 31 – 3291-6558.

Compartilhe:

Envelope de Carta RECEBA NOVIDADES
Cadastre seu e-mail.