09/2018
A Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), por meio do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE – MG (IEP UNIAPAE –MG), irá realizar um curso semipresencial de “Introdução à Metodologia de Pesquisa”.
JUSTIFICATIVA
Esse curso visa introduzir os profissionais das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), especificamente das Apaes de Minas Gerais, no mundo da pesquisa qualitativa e quantitativa, discutindo o caminho de seus métodos e oferecendo algumas análises de dados voltados para a pesquisa nessas Instituições.
OBJETIVOS
- Introduzir os profissionais que trabalham nas Apaes e outras OSCs, nos conceitos de investigação científica.
- Apresentar os principais métodos de análise de dados considerados mais adequados às pesquisas nas Apaes e OSCs.
- Selecionar os melhores projetos de pesquisa apresentados para serem desenvolvidos sob a orientação do IEP UNIAPAE-MG e apresentados no Congresso da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais em 2019.
CORPO DOCENTE
Profª Dra.Ana Paula Espíndula[1]
Profº Dr. Sérgio Sampaio Bezerra[2]
Coordenação pedagógica: Profª Ms. Maria do Carmo Menicucci
[1]Doutora e mestre em Ciências da Saúde pela UFTM – MG; graduada em Fisioterapia. Professora do curso de Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFTM (Stricto Sensu) e Fisioterapeuta da APAE de Uberaba – MG.
[2] Doutor em Ciências Sociais pela PUC- MG; mestre em Administração pela EBAPE/FGV/RJ e graduado em Economia pela UFPE. Ex-Presidente da Federação das APAES do Estado de MG, da APAE de Belo Horizonte e da APAE de Pará de Minas. Superintendente do Instituto e Ensino e Pesquisa UNIAPAE- MG.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais das Apaes e outras OSCs, com graduação completa, interessados no desenvolvimento de projetos de pesquisa.
CARGA HORÁRIA
Atividade a distância: 32h
1- Etapa preparatória – 08h
2- Etapa avaliativa – 24h
Atividade presencial – 08h
Total: 40h
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
UNIDADE I
• Introdução à Metodologia de Pesquisa
UNIDADE II
• O caminho da pesquisa qualitativa.
• Apresentação de métodos de análise qualitativa de dados.
UNIDADE III
• Métodos de análise quantitativa.
• Apresentação de métodos de análise quantitativa de dados.
METODOLOGIA
O curso se dará na modalidade semipresencial.
A atividade a ser desenvolvida a distância, em sua primeira etapa, correspondente às 8h, os alunos deverão:
- Estudar o texto básico previamente encaminhado pelos professores;
- Levantar as dúvidas sobre o texto;
- Propor o problema a ser o seu objeto de pesquisa, seguido de uma justificativa: porque esse tema é um problema na minha Instituição? Como pretendo desenvolver um projeto de pesquisa com essa temática: por meio de uma pesquisa qualitativa ou quantitativa e por quê?;
- Enviar essa atividade realizada a distância para os professores, em data a ser determinada, como pré-requisito para participação na etapa presencial.
A atividade presencial correspondente a 8h, será desenvolvida em um encontro com os professores: exposição dialogada entre alunos e professores, centrada nas dúvidas sobre o texto básico e na discussão dos problemas a serem pesquisados, bem como das possibilidades metodológicas mais adequadas ao problema da pesquisa.
A segunda etapa da atividade a distância, correspondente a 24h, será cumprida após a atividade presencial e constará da elaboração do pré-projeto de pesquisa, que deverá ser enviado à coordenação do curso no prazo previamente estabelecido, e que será o trabalho de avaliação descrito no item subsequente.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
A avaliação de aprendizagem será verificada por meio do pré-projeto de pesquisa entregue pelos alunos no prazo determinado pelos professores.
O aluno aprovado terá direito a um certificado de Curso de Extensão, equivalente a 40 horas/aula, emitido pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – UNIAPAE-MG.
Será considerado aprovado o aluno que obtiver a nota mínima de 60 pontos, assim distribuídos:
1ª etapa a distância: 20 pontos
Participação na etapa presencial: 10 pontos
2ª etapa a distância: 70 pontos
Os projetos de pesquisa que forem mais bem avaliados pelos professores serão desenvolvidos pelos autores, sob a orientação dos professores, para serem apresentados no próximo Congresso Estadual das Apaes, em 2019.
INSCRIÇÃO
Inscrições encerradas!
Caso você tenha feito a pré-inscrição, mas não recebeu as informações, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3291-6558.
INVESTIMENTO
R$ 250,00 (esse valor inclui o recebimento do livro: “Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração” de Sylvia Constant Vergara, coffee-break no encontro presencial e certificação).
ETAPA PRESENCIAL
31/08/2018
LOCAL
Auditório da Sede da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais – situado à Rua dos Timbiras, 2072 – Lourdes – Belo Horizonte.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 26. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2006a.
GLANTZ SA. Primer in Biostatistics, 5th ed. New York: McGraw-Hill; 2002
PESCUMA, Derna; CASTILHO, Antônio P. F. Projeto de Pesquisa: O que é? Como fazer?:um guia para sua elaboração. 3.ed. São Paulo: Olho d’Água, 2006.
MAGALHÃES, Marcos N.; LIMA,Antônio C.P. Noções de Probabilidade e Estatística.6.ed. São Paulo: Edusp, 2005.p.1-25.
BIFI, Carlos Ricardo. Estatística em um Curso de Administração de Empresas: Mobilização dos Conceitos Estatísticos de Base.São Paulo, 2006.124p. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática – Pontifícia Universidade Católica São Paulo.