A Escola de Formação de Autodefensores, é parte das ações de autogestão e autodefesa da Rede mineira das APAEs, que envolve a formação político-cidadã para jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla a partir de 16 anos de idade, para a defesa de direitos humanos e o exercício da cidadania ativa. A carga horária total da Escola de Formação de Autodefensores é de até 200 horas, divididas em dois módulos, um a distância e outro presencial, além do trabalho de conclusão de curso.

A modalidade a distância contemplará 4 temas a ser realizada pelo IEP/MG, por meio de um módulo teórico descrito a seguir. A modalidade presencial será realizada pela Apae que organizar as turmas, por meio de encontros dialógicos, que deverão ser iniciados após a finalização do módulo a distância, onde contemplará 5 temáticas conforme descrito na cartilha do programa, disponível no site.

Este projeto inovador oferece um módulo teórico, organizado pelo IEP, que aborda quatro temas essenciais: o Modelo Social da Deficiência, Mitos sobre a Deficiência, Contextos Sociais, e Facilitadores e Barreiras para a Inclusão da Pessoa com Deficiência.

As aulas foram ministradas por professores com deficiência, sendo Adnilson Marins dos Santos, Alisson Vinícius da Silva Pinto, Douglas Volsi e Juscélia Alves Soares, trazendo uma perspectiva única e autêntica ao conteúdo. As gravações das aulas estarão disponíveis na plataforma de cursos do IEP-MG a partir da segunda quinzena de setembro, enriquecendo o portfólio de cursos com um diferencial significativo: a utilização de linguagem simples, garantindo uma experiência educacional equitativa para as pessoas com deficiência intelectual.

Essa iniciativa pioneira marca um passo importante na produção de cursos EAD na plataforma do IEP-MG com acessibilidade para a pessoa com DI, oferecendo conteúdos envolventes, refletindo a vivência e expertise dos professores envolvidos.