Recentemente, o Ministério da Saúde requalificou o Plano Nacional de Imunização (PNI) e incluiu pessoas com doenças crônicas neurológicas no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. A partir de agora, pessoas diagnosticadas com doenças cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório e demência vascular), doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular, e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla, ou condições similares, fazem parte do público alvo da vacinação.

Outra orientação divulgada pelo Ministério, foi direcionada para as gravidas. A recomendação é que apenas grávidas com comorbidades sejam vacinadas com os imunizantes: Coronavac/Butantan, ou Pfizer/BioNTech. Por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina da AstraZeneca, para esse público está suspensa no País.

Para que a vacinação deste grupo ocorra é necessário apresentar os laudos médicos, identidade e comprovante de endereço no posto de vacinação do seu município.

*Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/doencas-cronicas-neurologicas-sao-incluidas-nos-grupos-prioritarios