Project Description
PERÍODO DE INSCRIÇÃO
O Curso de Atualização em Transtornos do Espectro do Autismo (TEA): Uma abordagem Multidisciplinar permanecerá em oferta contínua, podendo o (a) interessado (a) matricular-se a qualquer momento, de acordo com sua disponibilidade.
NÚMERO DE VAGAS
Vagas ilimitadas
CARGA HORÁRIA
O curso completo ficará disponível, para cada aluno(a), por um período de 130 dias, contados a partir da efetivação da matrícula, equivalendo a uma carga horária de 130 horas.
INVESTIMENTO
R$ 455,00 à vista ou em 5x (sem juros) de R$ 91,00.
Atenção: Condições especiais de pagamento para grupos a partir de 5 alunos, entre em contato através do e-mail: [email protected]
O aluno que abandonar o curso ou for reprovado em qualquer disciplina não terá direito à restituição dos valores pagos.
APRESENTAÇÃO
É bastante significativo o número de crianças, jovens e adultos, que apresentam comportamentos característicos dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), em muitos casos associados a outras deficiências. Esse público precisa de um atendimento de qualidade, com vistas ao desenvolvimento de suas potencialidades, ao acesso aos apoios necessários, para a melhoria de sua capacidade funcional e a sua inclusão na sociedade. Envolver a família nesse atendimento, é condição essencial para a consecução desses objetivos.
Por outro lado, a qualidade no atendimento só poderá ser alcançada, a partir de uma abordagem multidisciplinar.
O objetivo do curso é apresentar os conceitos e as técnicas básicas acerca dos Transtornos do Espectro do Autismo (TEA), oferecendo, aos profissionais que trabalham com bebês, crianças, jovens e adultos com esses transtornos, conhecimentos teóricos e experiências validadas de diagnóstico e de intervenção. Seu público-alvo são profissionais das áreas de Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e demais interessados no trabalho com pessoas com TEA.
O curso é coordenado pelo Dr. Walter Camargos Jr., mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência; Graduado em Medicina; autor e colaborador de livros e artigos científicos.
METODOLOGIA
O curso será ofertado de forma contínua, sem formação de turma. A Metodologia acha-se estruturada de forma pragmática e simplificada, de modo a fornecer ferramentas práticas, para que os alunos alcancem a efetividade do ensino.
O curso será realizado em ambiente virtual interativo, acessado através da Internet, customizado para o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa (IEP-MG). O material didático será constituído por: Aula Virtual, integradora dos recursos didáticos, constituída por uma sequência de telas construídas com base nos Textos Básicos, de autoria dos professores/conteudistas, videoaula, vídeos ilustrativos, imagens, ilustrações e outros objetos de aprendizagem.
As interações entre alunos e tutor se darão no próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), através do Fórum de Suporte de Conteúdos. Haverá um Fórum específico para as orientações e postagem final do Trabalho de Final de Curso.
O curso será ofertado de forma contínua, ficando disponível para cada aluno por 130 (cento e trinta) dias, contados a partir da efetivação da matrícula e equivalendo a uma carga horária de 130h.
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Haverá uma Atividade Avaliativa ao término do curso, constituída por questões de múltipla escolha e correção automática, a ser realizada no AVA, abrangendo o conteúdo de todas as disciplinas e um Trabalho Final, orientado e avaliado pelo tutor, nos seguintes valores:
- Atividade Avaliativa: 100 pontos;
- Trabalho de Final, no valor de 100 (cem) pontos,
Na Atividade Avaliativa, o aluno terá direito a 3 (três) tentativas de acerto, prevalecendo a maior nota obtida. O aluno deverá retomar os estudos, antes de cada tentativa, para obter melhor resultado.
Caso não consiga os pontos necessários para aprovação, nas 3 (três) primeiras tentativas, o aluno poderá submeter-se a mais uma tentativa de acerto, a título de recuperação.
No Trabalho Final, o(a) aluno(a) terá direito a duas revisões, antes da entrega para avaliação final. Não há recuperação no Trabalho Final.
Para ser considerado aprovado no curso, o aluno deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos na Atividade Avaliativa e 60 (sessenta) pontos no Trabalho Final.
O aluno aprovado terá direto a um certificado de atualização, emitido pelo IEP-MG.
Clique aqui para mais informações.
O conteúdo do curso foi preparado pelo Coordenador, Dr. Walter Camargos Jr. e por sua equipe, constituída pelos seguintes profissionais:
Walter Camargos Jr.: Mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); Especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência; Graduado em Medicina; autor e colaborador de livros e artigos científicos. Endereço do Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758019T6
Aline Abreu e Andrade: Doutora e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG); Especialista em Terapia Comportamental (PUC Minas); Graduada em Psicologia (UFMG); Formação em Terapias Cognitivas (IMTC). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1583604191898115
Ana Paula Ferreira Costa: Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFMG); Especialista em Integração Sensorial (Ayres Clinic – Universidade do Sul da Califórnia – USC – EUA); Especialista em Conceito Neuroevolutivo Bobath (BH/MG); Graduada em Terapia Ocupacional (UFMG). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6464153524439323
Lara Mascarenhas Ribeiro de Paula: Graduada em Psicologia; Formação em Terapia Cognitiva Comportamental Infantil; Especialista em Intervenção Comportamental em Crianças com Desenvolvimento Atípico (em curso). Endereço do Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7670310874046366
Lídia de Lima Prata Cruz: Mestre em Ciências da Saúde (IPSEMG); Graduada em Psicologia (FUMEC); Formação em Terapias Cognitivas (IMTC). Lattes: http://lattes.cnpq.br/099045015806738
Lucas Géo: Mestre em Neurociências (UFMG); Graduado em Psicologia (UFMG).
Manuela de Souza Alves Correia: Bacharel em Psicologia (FUMEC-2013); Formação em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em parceria com o CESDE-2014).
Natália Barbosa Chagas Brescia de Moura: Especialista em Linguagem, com enfoque nos distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e Atuação em âmbito educacional (CEFAC – Saúde e Educação); Bacharel em Fonoaudiologia (UFMG); cursando especialização em Transtorno do Espectro Autista (Child Behavior Institute-Miami).
Patrícia Reis Ferreira: Mestre em Ciências da Saúde (UFMG). Especialista em Linguagem (CFFa); Graduada em Fonoaudiologia (UFMG).
Stephanie Mariane Gonçalves da Silva: Graduada em Fonoaudiologia (UFMG); Especialista em Linguagem, com enfoque nos distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e Atuação em âmbito educacional (CEFAC – Saúde e Educação).
Vivianne Lima Campos Moura: Graduada em Psicologia (Unicentro Newton Paiva); Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental em Saúde Mental (HCFM/USP) e em Ensino Especial com Ênfase em Transtorno do Espectro Autista e Quadros Assemelhados (IBAC – em curso); Especialização em Terapia Comportamental (PUC-Minas – em curso).
Orientadora do Trabalho Final e Tutora:
Patrícia Batista Leitão: Psicóloga, Psicopedagoga, Especialista em Psicologia Clínica, Especialista em Ensino Estruturado para Pessoas com Autismo e pós-graduanda e Transtorno do Espectro do Autismo pela CBI of Miami. Coordenadora da Reabilitação Intelectual e Autismo do CER II da Apae de Pará de Minas.
DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
---|---|
Introdução ao Conceito de Transtornos do Espectro do Autismo | 10h |
Estratégias de intervenção de 0 a 3 anos | 30h |
Estratégias de intervenção de 4 a 7 anos | 30h |
Estratégias de intervenção de 8 a 12 anos | 20h |
Estratégias de intervenção de 13 a 18 anos | 10h |
Estratégias de Intervenção acima de 18 anos | 10h |
Trabalho Final | 20h |
Carga horária total | 130h |
1. Inscrição
Ao clicar no link de inscrição, o aluno será direcionado a um formulário que deve preencher com seus dados.
É preferível que os dados, como e-mail telefone e endereço, sejam pessoais e não profissionais.
2. Forma de Pagamento
Após o preenchimento do fomulário o aluno será direcionado para o processo de pagamento da matrícula. O primeiro passo é escolher a forma de pagamento, que pode ser: parcelado no cartão de crédito ou através de um boleto bancário.
Todo o controle do pagamento é realizado pelo PagSeguro, garantindo assim a segurança de seus dados e de sua compra.
3. Pagamento em Análise
O PagSeguro fará a análise das informações do pagamento e realizará a cobrança no caso do cartão de crédito ou registrará o pagamento do boleto quando este ocorrer.
4. Pagamento Aprovado
Após a análise, o Pagseguro nos notifica, confirmando que o seu processo de pagamento está aprovado dessa forma a sua matrícula encontra-se habilitada para entrada no curso.
5. Acesso ao Curso
Na data de início do curso, todos os alunos com matrículas habilitadas recebem um e-mail com as informações e instruções de acesso ao ambiente, bem como o usuário e senha.