Project Description

VOLTAR AO NIEP

O objetivo da pesquisa é investigar o processo de inclusão no ensino comum de estudantes com deficiência intelectual, a partir de seus relatos pessoais, com base na metodologia de História de Vida, a qual prioriza a visão dos próprios sujeitos. Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ, participam do estudo jovens e adultos com deficiência intelectual com vivência no ensino comum, do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas.

PERÍODO

2021 – 2022

ÁREA DE CONHECIMENTO

Educação/Educação Especial

SITUAÇÃO

Concluída

LÍDER

Profa Dra Rosana Glat – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd-UERJ)

PESQUISADORES (AS)

• Rosana Glat (ProPEd-UERJ)
• Joab Grana Reis (Universidade Estado do Amazonas – UEA)
• Suzanli Estef (ProPEd-UERJ)
• Marcello Spolidoro (ProPEd-UERJ)
• Mariana Lopes da Silva (ProPEd-UERJ)

INTEGRANTES

• Caroline Nunes (Faculdade de Educação -UERJ)
• Euder Ramon Ferreira Alves (Escola Normal Superior de Educação -UEA)
• Letícia Cavalcante Morais (Escola Normal Superior de Educação -UEA)
• Lorena Nayara Azevedo Silva (Escola Normal Superior de Educação -UEA)

FINANCIAMENTO

• CNPq- bolsa de Produtividade em Pesquisa (1D) e bolsa de Iniciação Científica
• UERJ/ FAPERJ – Bolsa Prociência
• UEA – bolsa de Extensão