No dia 21 de outubro, o Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa deu início ao Programa de Fortalecimento Institucional, com o objetivo de estreitar os laços entre as Apaes e as pessoas que as integram. O primeiro encontro da iniciativa ocorreu na região Centro-Oeste de Minas Gerais, reunindo os Conselhos Centro-Oeste I, II e III, e contou com a participação de 157 pessoas, representando 29 Apaes.

Durante o evento, a presidente da federação , Gláucia Boareto, destacou a relevância do trabalho em rede, enfatizando como a cooperação entre as Apaes fortalece suas ações em prol das pessoas com deficiência. Adinilson Marins, vice-presidente, contribuiu com uma reflexão sobre a rede de direitos das pessoas com deficiência no contexto atual, destacando os avanços e desafios enfrentados. O encontro foi finalizado com uma fala do coordenador de desenvolvimento institucional, Daniel Barbosa que resgatou a história da rede Apae, destacando a importância dos vínculos construídos ao longo do tempo, que tornam a rede mais forte e coesa.

O evento marcou um importante passo na construção de uma rede ainda mais unida e comprometida com a defesa dos direitos e o desenvolvimento das pessoas com deficiência, reforçando o papel das Apaes como agentes fundamentais nesse processo.

Esse é apenas o começo de uma série de encontros que visam o fortalecimento institucional das Apaes em todo o Estado, buscando sempre a união e o trabalho em conjunto para um futuro mais inclusivo e transformador.