O programa tem como objetivo apoiar a pessoa com deficiência intelectual para garantir a defesa de direitos, a representatividade e sua inclusão nas esferas sociais. O programa possui um coletivo de autodefensores que organiza o trabalho realizado pelos mesmos. O coletivo é coordenado pelos autodefensores Estaduais com o apoio do IEP-MG, onde participam, atualmente, 33 autodefensores regionais. Possui uma agenda de trabalho mensal e contínua para a execução da agenda política de autodefensoria.
Composição do coletivo
Os Representantes Estaduais de Famílias, para o triênio 2024/2026, desempenham um papel crucial na defesa e promoção dos direitos das pessoas com deficiência e de suas famílias, sendo regidos pelo Estatuto da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e pela Cartilha de Autogestão e Autodefesa do Programa de Autogestão, Autodefesa e Família.
Esses representantes têm a responsabilidade de agir como vozes ativas e defensoras das famílias de pessoas com deficiência nas Apaes Mineiras, representando-as perante a Federação das Apaes do Estado e o Movimento Apaeano estadual. Essa representação é fundamental para garantir que as necessidades e demandas das famílias sejam ouvidas e consideradas nas políticas e ações desenvolvidas.
Além disso, eles atuam como intermediários entre as famílias e a Federação Nacional das Apaes, fortalecendo a conexão entre os diferentes níveis de ação e promovendo um movimento mais coeso e eficaz. Sua participação ativa nos movimentos sociais também é vital, pois permite que as questões relacionadas à inclusão e aos direitos das pessoas com deficiência sejam amplamente discutidas e visibilizadas.
• Representar as pessoas famílias das pessoas com deficiência das Apaes Mineiras perante a Federação das Apaes do Estado bem como Movimento Apaeano estadual;
• Representar as famílias do movimento Apaeano Mineiro na Federação Nacional das Apaes;
• Representar as famílias do movimento Apaeano Mineiro nos movimentos sociais;
• Ter disponibilidade para viajar, participar de encontros e reuniões;
• Se comprometer em apoiar as pessoas com deficiência intelectual no processo de inclusão social;
• Se comprometer em representar as famílias de pessoas com deficiência junto à Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais;
• Se comprometer em executar a agenda política construída pelo coletivo de família.