O Instituto de Ensino e Pesquisa Darci Barbosa é um braço da Federação das Apaes de Minas Gerais, dedicado à formação continuada de profissionais, famílias e pessoas com deficiência. O Instituto promove um espaço de reflexão, aprendizado e transformação, com foco em estudos interdisciplinares que buscam compreender a deficiência em suas dimensões ontológicas e epistemológicas, oferecendo uma abordagem inovadora e crítica sobre o tema.
Nosso compromisso é explorar, de maneira profunda e integrada, as diversas perspectivas sobre a experiência da deficiência, promovendo discussões que envolvem os contextos sociais, culturais, históricos e políticos que moldam os discursos e as práticas relacionadas ao tema. Por meio de consultorias, assessorias, cursos, workshops, eventos científicos e projetos de pesquisa, buscamos contribuir para o desenvolvimento de práticas inclusivas que respeitem a singularidade de cada indivíduo, reconhecendo as diferenças como elementos centrais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
O Instituto também atua como um elo entre teoria e prática, integrando profissionais de diversas áreas, famílias e pessoas com deficiência em diálogos produtivos. Assim, promovemos a criação de um conhecimento que não apenas desafia as concepções tradicionais, mas também propõe novos caminhos para a valorização das diferenças humanas.
Com a missão de ser uma referência no estudo da deficiência, o Instituto reafirma seu papel como agente de transformação, capaz de gerar impacto positivo no entendimento das múltiplas dimensões da deficiência e na construção de uma sociedade mais inclusiva e plural.
Superintendência
A superintendência deste Instituto desempenha uma função estratégica e multifacetada para promover práticas baseadas em evidências e fortalecer a excelência nas intervenções e na gestão de organizações da sociedade civil.
Entre suas principais responsabilidades, está a formulação de diretrizes para o desenvolvimento de pesquisas que ampliem o entendimento da deficiência, abordando aspectos sociais, culturais, educacionais e clínicos. A superintendência atua como elo entre acadêmicos, pesquisadores e a Rede APAE, garantindo que as ações realizadas sejam relevantes, aplicáveis e contribuam para a melhoria contínua dos serviços prestados.
Em suma, a superintendência é responsável por catalisar mudanças positivas, integrando pesquisa e prática, e consolidando a rede APAE como referência nacional e internacional no atendimento às pessoas com deficiência e na gestão eficiente de organizações do setor. A superintendência é estruturada em duas unidades:
Darci Barbosa
Formada em fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Darci Barbosa foi uma militante do movimento das Apaes do estado de Minas Gerais. Iniciando sua trajetória na Apae de Pará de Minas, ela contribuiu de forma expressiva para que as pessoas com deficiência intelectual e múltipla conquistem sua autonomia e independência, através de seus conhecimentos práticos e teóricos. No movimento das Apaes, Darci, exerceu os cargos de presidente da Apae de Pará de Minas/MG, coordenadora técnica da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais e Superintendente da Apae de Belo Horizonte/MG. Também atuou como assessora técnica da Coordenadoria de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de Minas Gerais. Este Instituto de Ensino e Pesquisa teve origem no espírito investigativo de Darci Barbosa, que permeou toda sua vida profissional nas Apaes. Seus vários estudos técnicos e sua prática sempre foram baseados em evidências científicas, e continuam inspirando a atuação deste Instituto que hoje leva o seu nome.
The institute is part of the Federation of Apaes of Minas Gerais State. It has an independent budget and management. It was founded with the purpose of bringing systematization and data analysis to professionals working directly with people with intellectual and multiple disabilities in nonprofit organizations.
The institute has Professor Sergio Sampaio Bezerra, PhD as the Executive Director, Maíra Calabria (BA) as the social project advisor and Luisa Senna (BA) as the communication advisor. It is divided into three main management units.
El instituto forma parte de la Federación de las Apaes de la provincia de Minas Gerais, el mismo cuenta con un presupuesto y gestión independiente.Su objetivo es llevar la sistematización y análisis de datos a la práctica de los profesionales que trabajan directamente con las personas con discapacidad intelectual y múltiple y la gestión de organización de la sociedad civil, acompañando y evaluando las acciones realizadas.
El instituto, actualmente, es dirigido por el Doctor Sérgio Sampaio Bezerra, tiene como función pensar y actuar estratégicamente para viabilizar la actualización técnica de los profesionales de la Red Mineira de las Apaes y promover investigaciones científicas en las instituciones, a partir de las prácticas de los profesionales y con el fin de generar conocimiento e innovación en las siguientes áreas: gestión de organizaciones de las sociedades civiles, inclusión educacional e inclusión en mercado laboral, en la salud y el trabajo social con personas con discapacidad intelectual y múltiple y de sus familias.
El Instituto cuenta con una asesora de proyectos sociales Licenciada Maíra Calabria y de comunicación Licenciada Luisa Senna, el mismo se compone en tres unidades: