A Apae de Belo Horizonte em parceria com a Federação das Apaes do estado de Minas Gerais e seu Instituto de Ensino e Pesquisa realizaram entre os dias 03, 04 e 05 de abril, o XV Congresso da Rede Mineira das Apaes e V Fórum Mineiro de Autogestão, Autodefesa e Família, com o Tema – “Vida Independente e Deficiência Intelectual – vivências, práticas e desafios”. O evento aconteceu no Minascentro, em Belo Horizonte, e contou com a participação de reconhecidos especialistas internacionais, que agregaram as discussões sobre a vida independente da pessoa com deficiência. Cerca de 1.700 pessoas participaram do evento entre pessoas com deficiência, familiares e colaboradores das diversas APAES que participaram do evento.
Durante os três dias, os participantes tiveram a oportunidade de explorar questões fundamentais que impactam a vida das pessoas com deficiência intelectual. Foram abordados temas como autonomia, inclusão social, acessibilidade, educação, mercado de trabalho e os desafios diários enfrentados por essas pessoas. A variedade de palestrantes e participantes enriqueceu as discussões, fortalecendo a rede de apoio e solidariedade em favor da inclusão e do respeito às diferenças. A presença significativa de autoridades políticas ressaltou a importância de promoção de políticas publicas que atendam às necessidades das pessoas com deficiência e suas famílias.
O congresso foi notável por criar um ambiente acolhedor para a troca de experiências e conhecimentos, enfatizando a importância da vida independente e da autogestão para o pleno desenvolvimento e realização das potencialidades de cada indivíduo. Por outro lado, o Fórum, no qual os participantes eram pessoas com deficiência, se destacou por abordar questões essenciais para o crescimento pessoal e coletivo dessas pessoas, como a necessidade de serem ouvidas e consideradas como agentes de transformação, inclusão e defesa de seus direitos. No encerramento do evento, foram apresentadas as cartas orais elaboradas tanto pelas pessoas com deficiência quanto pelas famílias.
Repasse de 45 milhões para as Apaes
Na cerimônia de abertura realizada no dia 03 de abril, foi anunciado pelo Governo de Minas o repasse de R$ 45 milhões para as Apaes mineiras. O anuncio foi feito pelo Marcelo Aro, secretário-chefe de Estado de Casa Civil. Segundo ele, o repasse será feito pelas meio das secretarias de Estado de Casa Civil e de Desenvolvimento Social, para alavancar projetos e programas desenvolvidos pelas Apaes em todo o estado.
Durante o congresso, o secretário Marcelo Aro expressou sua satisfação com o repasse, após ouvir as dificuldades financeiras enfrentadas pelas Apaes em suas visitas. Ele ressaltou a importância do trabalho dos profissionais para manter o funcionamento dessas instituições. A Rede Mineira das Apaes é composta por 432 Apaes que atendem aproximadamente 1,3 milhão de pessoas em todo o estado.